Bruxelas, Bélgica!



O motivo que me levou à Bélgica não foi exatamente o país por si, ou a própria Bruxelas. Fui para um evento que merece ser tema de outro post. Me retenho aqui então à cidade. Tive um tempo extremamente curto pra explorá-la, cerca de 6 horas. Logo, optei por comprar um daqueles sightseeing tours de ônibus, que passa pelos principais atrativos e te permite descer e subir do ônibus nos pontos que desejar. Quando comprei o bilhete desse tour, aconteceu o que te faz lembrar o porque viajar é sensacional, as pessoas que vc encontra pelo caminho. Um dos vendedores de rua do ticketdo sightseeinge ra um português gente boa pra caramba, e que de quebra adorava o Brasil, conhecia alguns lugares e etc. Resultado: Curta negociação em clima de brincadeira e promoção exclusiva pros Brazucas, de 22 o ticket saiu por 10 Euricos! É muito bom ecomizar, ainda mais quando não se está esperando economizar! Hehe Circulando no busão doble-deck panorâmico, logo constatei: A cidade não é linda, é mto linda! Me deixou boquiaberto! Pra quem não sabe, Bruxelas é oficialmente a capital da Europa. A sede administrativa da União Européia. Por conta disso, é um importante centro da política internacional, e casa de várias instituições, diplomatas, políticos etc. No país se fala Francês e Holandês, 85 e 15% da população, respectivamente. Mas não tive problema nenhum com comunicação, desde atendentes de metrô até de mercadinhos, todos falam inglês. Um dos mais visitados atrativos da Bélgica, e onde os turistas se aglomeram pra fazer foto, o Maneeken Pis me decepcionou um pouco. Aquilo é uma estátua de bronze de 30cm (Isso mesmo, as fotos dão ilusão dele ser maior, mas não é) de um menino mijando dentro de uma fonte. O pior é que esqueceram de perguntar ao escultor o que aquilo representa. Mas então o que faz o Maneeken Pis ser tão famoso? Segundo a história, foram várias as tentativas de roubo do pequeno boneco, sobretudo pelo exército francês em mil e me esqueci quando... até que em fim um ex-presidiário doidão roubou e destroçou a peça original, que foi substituída pela que então hoje nós vemos. Deixando a decepção com o Litlle boy de lado, o entorno da estátua tem tudo àquilo que a Bélgica pode oferecer de melhor: Chocolate e cerveja! O cheiro de chocolate paira no ar e é alucinante, dá muita água na boca. Nas lojinhas há para todos os gostos e bolsos. Entrei numa loja de cerveja tb, os tipos e preços eram tantos, que quase não dava pra acreditar que tudo aquilo era mesmo cerveja. O triste é que é impossível provar tudo de ambos, chocolate e cerveja. Já com isso claro em mente, me contentei em provar um de cada. Ok, eu sei, é uma boa desculpa pra esconder a pobreza. Haha
Outro ponto em que marquei presença foi no Atomiun, um imponente monumento de 102m de altura revestido em alumínio. Ele foi construído na década de 50, mas passou por uma reforma em 2004, e a curiosidade é que as antigas partes de alumínio foram vendidas como souvenir pros turistas... haha... Comprar um pedacinho do Muro de Berlim até vai... mas do Atomiun?É possível subir nele, mas não tive tempo. Aliás, me faltou mto tempo em Bruxelas... Palácios, parques, praças, obeliscos, monumentos, a cidade tem muito disso! vale a pena ser conhecida! Ficou um gostinho de quero mais ao partir... apesar de não ser mais minha prioridade, afinal já fui, pretendo retornar ainda durante essa Eurotrip. Mas como falei... o motivo da ida a Bélgica foi outro... e vc só vai descobrir no próximo post!

PS: Não exija muito das fotos. A maioria delas foram feitas de um busão em movimento. Gracias pela compreensão!
Dica: Quando for ver as fotos, clique no botão pra ver em tela cheia, como numa apresentação de slides, mas através do FlickFr. É muito mais legal!

0 Response to "Bruxelas, Bélgica!"

Postar um comentário