Eurotrip.. Ready to GO!

Enfim.. a hora é agora! Horas de planejamento, inúmeras alterações de roteiros, diversos sites visitados, mapas, linhas de trem, meios de hospedagem reservados.. uufaa! Planejar uma viagem de mais 30 dias, passando por 14 diferentes países não é, de fato, tarefa fácil. A equação que envolve orçamento, tempo disponível, lugares de interesse e meios de transporte entre eles, teima em não querer fechar. É por isso que flexibilidade é fundamental, tive que abdicar de alguns destinos, como Praga, por exemplo, em função de outras coisas pelo caminho. Querer estar num determinado dia, em determinado país, também pode te complicar um pouco. Conseguir estar na Suiça exatamente no dia 13 dia Agosto, por exemplo, vai exigir de mim alguns malabarismos. Mas que nada, tudo em nome de coisas que queremos!

O primeiro passo foi definir os destinos prioritários, aqueles clássicos que não podiam ficar de fora. Depois verificar os melhores meios de transporte entre eles, e preços. Viajarei durante a maior parte do tempo de trem. Apenas alguns trechos de avião no início e no final da viagem. Comprei o Interail Global Pass, que me dá acesso ilimitado às linhas de trem de 23 países na Europa. Esse passe não é tão barato e nem sempre vale a pena, pois algumas vezes envolve taxas adicionais, mas no meu caso, diante dos destinos escolhidos e do tempo disponível, essa foi a forma mais barata, e mais prática pra se deslocar.

Comprado o passe, foi tempo de checar todas as ligações disponíveis entre os destinos, objetivando escolher aquelas mais rápidas, e de preferência sem taxas extras. Foi aí que alguns destinos caíram e outros entraram.

Depois disso, reservas dos meios de hospedagem. Não optei por luxo, mas muito menos lixo. Boa localização, algumas conveniências, e ambiente propício pra pessoas que querem encontrar pessoas, são fundamentais pra quem viaja no estilo que estarei viajando, mochileiro. Em quase todos os destinos optei por hostels. Viajo sozinho em pelo menos metade da viagem. Esse fator pesou na escolha dos hostels. Encontrarei diversos amigos pelo caminho, pessoas que encontrei em Dublin, que já voltaram pra casa, mas que me encontrarão em seus respectivos países. Dois amigos brasileiros vindos diretamente de Irati, Paraná, se juntam a mim entre Madrid e Amsterdam. Cool! Mas depois disso, são só as pessoas que encontrei pelo caminho mesmo.

Por último, a mala se apresenta como mais um pepino a ser descascado. É claro que optei por uma super mochila de 65 litros. É bastante espaço, mas mesmo assim não me livrou de muita cautela na hora de escolher o que colocar dentro dela. Roupas mais leves, peças coringas e que não amarrotam facilmente foram pra dentro.

É claro que isso não é tudo, detalhes como cartões de banco, adaptadores de tomada, e coisinhas úteis deram um bom trabalho também, mas não vou me atentar ao assunto. Agora é hora de enfim revelar o roteiro pra aqueles que ainda não sabem. Aproveite o mapa abaixo, onde você pode clicar sobre os destinos e obter algumas informações (Em Inglês).

Não sei exatamente com que frequência vou poder mandar notícias, ou postar, mas prometo que vou tentar. De qualquer jeito, Pra mim e pra aqueles que me acompanharem por aqui, BON VOYAGE!!

Abraços a todos!

0 Response to "Eurotrip.. Ready to GO!"

Postar um comentário