ESPAÑA!

Só aqui no meu segundo dia em Paris é que me sobrou um tempo pra escrever sobre a minha estada na Espanha. Passei por três cidades, Madrid, Toledo e Barcelona, nessa mesma ordem.
Madrid não me conquistou de cara. Demorou um pouco pra que ela caísse nas minhas graças. Como se espera de uma grande capital européia, ela é movimentado, cosmopolita, e com diversas atrações, com destaque para o Palácio Real, a Plaza de Toros, a Gran Vía, e a Plaza Mayor. No entanto, o diferencial no tempero de Madrid, reside num costume típico espanhol, a siesta. Sobretudo agora, durante o verão, muitos espanhóis mandam pra PQP as pressões do mundo capitalista, e mais ou menos entre 14h e 17h tiram um “cochilinho”. Isso esvazia as ruas durante esse tempo, mas as tornam muito mais movimentadas durante as altas-horas. 1 da manhã parece ser um horário perfeitamente normal pra um piquenique numa das praças de Madrid. A capital espanhola faz jus ao status de cidade que nunca dorme. Bem... com exceção desse tempinho durante a siesta. Sendo assim, aproveitei bastante as noites espanholas circulando pelas ruas entre algumas paradinhas nos tradicionais bares de Tapas, com delicinhas como chorizo, queijos, jámon, croquetes, pintxos, entre outros, e claro, sempre acompanhados de uma “caña”, como os espanhóis dizem, ou simplesmente uma cerveja.

Toledo, por sua vez, é uma cidade relativamente pequena situada à aproximadamente 2 horas de Madrid, cuja qual eu não tinha muita pretensão de conhecer, mas que me surpreendeu demais! A visitei em função de um convite de uma amiga espanhola que vive pelos arredores.
Toledo é um lugar bastante singular. Ela foi construída originalmente por árabes, que por lá viveram até a Reconquista Espanhola, uma guerra empregada por reis católicos que os expulsaram de lá. Em dado momento da história, judeus também passaram a viver por lá, o que a faz se auto-proclamar a cidade das três culturas: mulçumana, cristã e judaica. De fato, até hoje ela possui diversas igrejas, sinagogas, e mesquitas. A arquitetura árabe prevalece, mas ao mesmo tempo se mistura com fortificações medievais. O cenário composto é muito interessante. Outro ponto de destaque, é o artesanato local, sem dúvida o mais bonito que já vi. A cidade fábrica pra Hollywood espadas, escudos e armaduras medievais, em função de ter sido um pólo de produção desses artefatos na Europa medieval. Muito sobe e desce nas vielas de Toledo foram muito bem recuperados na casa dessa amiga espanhola, com direito a banho de piscina, tapas, churros e uma hospitalidade fenomenal por parte da família dela.
Entretanto, a cidade espanhola que me fez pirar foi Barcelona. Não sei se contagiado pelo delírio de Gaudí, pela praia e a mulherada de topless, pelo aspecto rico da cidade ou que. Talvez pelo restaurante com churrasco brasileiro que eu encontrei e que me fez engasgar, de tão afoito que eu fui ao levar o primeiro pedaço de picanha a boca. O fato é que eu ficaria fácil em Barcelona por um bom tempo da minha vida. É claro que o destaque de cidade são as obras Gaudí, impressionantes. Visitei muitas delas.

Tenho de relatar também a minha primeira experiência num trem de alta velocidade. Fiz o trajeto Madrid-Barcelona com o AVE, o trem de alta velocidade espanhol, e simplesmente adorei. Confortabilíssimo.Talvez role um post futuro com mais detalhes.
Continuo com dificuldade pra postar fotos, mas aí embaixo, nas postagens anteriores vai uma breve amostra do fantástico tempo passado na Espanha.



0 Response to "ESPAÑA!"

Postar um comentário